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Comércio eletrônico: muitas reclamações

Editorial da Revista Banas Qualidade - Ed. 293 - Dez/2016 - por Hayrton R. do Prado Filho

02 jan

O Procon-SP elaborou um ranking com as empresas de comércio eletrônico mais reclamadas no período de janeiro a agosto de 2016.
 
A Cnova Comércio Eletrônico S/A, responsável pelos sites do Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Barateiro, e-Hub e Cdiscount, ficou em primeiro lugar com 4.960 reclamações registradas. No mesmo período do ano passado a empresa recebeu 2.827 reclamações, um aumento de 75%.
 
Em segundo lugar ficou a B2W Companhia Digital, dos sites Submarino, Americanas, Shoptime e Soubarato, dobrando o número de registros em relação à 2015, de 580 para 1.174. Em seguida aparece o Magazine Luiza em terceiro lugar, Walmart em quarto, e NS2.com Internet
S/A, dos sites Netshoes e Zattini, em quinto.
 
O ranking pode ser acessado no link http://www.procon.sp.gov.br/pdf/ranking_comercio_eletronico.pdf
 
Questões com entrega – não entrega e atraso na entrega do produto – estão entre as principais reclamações dos consumidores da Cnova, 61%, enquanto que a média do seguimento para este tipo de problema é de 36%. A Cnova e a B2W também lideram quando o assunto é a não solução dos problemas. O índice de solução das duas empresas ficou em 73%, considerado baixo pelo Procon-SP. O índice
mais próximo do desejado é do Walmart (90%), seguido por Magazine Luiza com 89% e NS2.com com 86%.
 
A orientação é de que o consumidor tem o direito de no ato da compra ter a informação do prazo de entrega, que deve constar no pedido e na nota fiscal. Em São Paulo, a Lei 13.747/2009 obriga as empresas a estabelecerem data e turno para a entrega de produto ou a realização de serviço ao consumidor. Se o produto não for entregue no prazo estipulado o consumidor pode cancelar a compra e
ter de volta os valores pagos, monetariamente atualizado, e a perdas e danos.
 
hayrton.prado@epse.com.br
http://revistas.banasqualidade.com.br/BQ_293/#
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