home / informações úteis / implantaÇÃo ou implementaÇÃo

IMPLANTAÇÃO ou IMPLEMENTAÇÃO

O que uma Organização faz quando deseja obter uma Certificação de Qualidade?

16 jan

Em 10/01 postei a informação sobre qual é o requisito fundamental que uma Organização precisa possuir, quando ela se dispõe a grande empreitada de Certificar a qualidade dos processos de realização de seu produto ou serviço.

O artigo está disponível e permanecerá.

Hoje logo no início do dia, tive a imensa satisfação de trocar informações com um colega de nossa área e que possui um site muito bom que recomendo, sobre Gestão da Qualidade, o Wilson Miranda, www.profissionaldaqualidade.com.br. Jovem talentoso e muito inteligente, Engenheiro de Produção e Representante da Direção (NBR ISO 9001:2008 – Cl.: 5.5.2) na empresa em que trabalha.

A certa altura de nossa conversa pelo Skype, ele colocou uma pergunta muito pertinente, e que certamente muitos fazem uma pequena confusão: “Quando uma empresa deseja colocar seus processos responsáveis pela realização do produto ou serviço, em conformidade com os requisitos normativos NBR ISO 9001:2008, ela está na verdade fazendo uma IMPLANTAÇÃO ou IMPLEMENTAÇÃO de um Sistema de Gestão da Qualidade?”

O Wilson Miranda, colocou esta questão em Fórum público de seu Twitter (@pqualidade)  e no seu Grupo do LinkedIn (Sistema de Gestão da Qualidade - http://www.linkedin.com/groups/Sistema-Gestão-da-Qualidade-3792546?trk=myg_ugrp_ovr).

Mas de qualquer forma, levanto esta questão também neste espaço de informações úteis da LAP SERVIÇOS, com o compromisso de abordar a teoria destas duas definições no contexto normativo NBR ISO 9001:2008.

Apenas deixarei o assunto promover a movimentação de ideias e pareceres, dos profissionais da área de Gestão da Qualidade, esperado pelo Wilson Miranda e então, fazer os comentários pertinentes neste espaço de informações da LAP SERVIÇOS.

Amauri Lúcio

Veja também

Atendimento

por telefone
das 8h as 18h
(19) 98403-4075
(12) 98136-1007

por email

2011 ~ 2024. LAP Serviços - Gestão, Treinamento e Auditoria
Todos os direitos reservados.