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Minha empresa tem processos com Certificação de Qualidade ISO 9001.

Na frente da concorrência - Por Amauri Lucio

03 out

Artigo desenvolvido por Amauri Lúcio:

Durante um treinamento em que participei, um bom amigo lá da "querida" Curitiba, me questionou durante o coffe break, quais seriam as vantagens de sua empresa frente seus concorrentes, se os processos que definem a realização de sua prestação de serviços, fossem Certificados pelo Padrão Normativo NBR ISO 9001.

Imaginei então que esta pode ser a principal se não, a grande dúvida de boa parte do empresariado, quando muito se fala (e pouco se faz) para desenvolver um processo, uma cultura que atinja em 100%, os objetivos pretendidos, planejados, definidos e executados. Que se tenha o total controle dos processos envolvidos e que qualquer desvio de curso, ou resultados insatisfatórios observados no produto/serviço final, tenham suas causas raízes tratados de uma forma unívoca, exclusiva para somente um objetivo: esse erro, esse desvio nunca mais aconteça.

Tem que existir muita coragem e força de vontade de um Presidente, Diretor, Gerente, Proprietário para não cair nas tentações da facilidade, da enganação, do jeitinho não natural do “depois eu faço”, “depois conversamos”, para não cair na procrastinação de ações fortes para evitar o “deixa passar, depois vemos isso”; “a assistência técnica resolve”.

Lí um artigo certa vez dirigido aos Gestores da Qualidade, cujo título um tanto chocante dizia mais ou menos que deveríamos evitar a todo custo, a nossa prostituição profissional, ou seja, fechar os olhos às Culturas da enganação e falsificação de resultados, das métricas e dos indicadores para impressionar o Cliente ou demais partes interessadas. O autor recomendou: “Corra, saia desta empresa! Melhor ficar temporariamente “disponível ao mercado””.

Mas de volta à ideia central deste artigo, podemos afirmar que o principal propósito de processos certificados pela norma de Sistemas de Gestão da Qualidade, consiste em proporcionar vantagens competitivas frente aos concorrentes através única e exclusivamente pela Qualidade, uma vez que este padrão normativo está alicerçado a partir da versão 2015 da ISO 9001, em sete princípios básicos, já abordados em artigo aqui na coluna Informações Úteis do website LAP Serviços.

Uma vez colocada maior importância à satisfação dos clientes, na gestão e medição de processos, e na melhoria contínua com um maior envolvimento da gestão de quem manda (Presidente, Diretor, Gerente, Proprietário), a certificação ISO 9001 possibilita demonstrar aos Clientes que as empresas sejam elas de qualquer seguimento de negócio (venda de produtos ou serviços) estão comprometidas com a qualidade, pois como se trata de uma norma de sistema de gestão da qualidade totalmente genérica, pode ser aplicado a qualquer organização, independentemente da sua dimensão, dos seus produtos ou serviços.

Certamente haverá uma vertiginosa ampliação de mercado para empresa, e também, aumento do nível de organização interna pela obrigatoriedade da aplicação do chamado “controle” e elevação de sua produtividade (para produtos ou serviços), também leva a redução dos custos envolvidos na realização do negócio, redução do número de erros, falhas, enganos, esquecimentos e sensível melhoria da Credibilidade ao mercado a seus atuais clientes.

Durante o processo de implantação e implementação, a empresa já começará a sentir os benefícios imediatos sendo eles: melhoria na transferência interna de conhecimentos e desenvolvimento de competências (habilidade, treinamento, conhecimento e experiência); melhoria da moral e da motivação da equipe, já que todos entenderão o porquê fazem suas atividades e consequentemente se automotivarão; redução dos custos com a não qualidade sendo eles refugos, retrabalhos, devoluções e neste caso matematicamente ocorrerá aumento de sua competitividade, uma vez que será possível baixar preços pela evidente diminuição dos custos de realização do produto ou serviço; aumentos na satisfação dos clientes que pagarão em dia, não reclamarão do preço e do que recebem, bem como, recomendarão para seus contatos formando um grande ciclo virtuoso e por fim, podemos registrar aqui a ocorrência do aumento na rentabilidade, lucro no bolso ou caixa da empresa.

Para finalizar:

Um Sistema de Gestão da Qualidade bem implantado e corretamente implementado, leva à:

  • Redução de custos, porque diminui a quantidade de erros e o desperdício.
  • Crescimento e à mudança na escala de realização do produto ou serviço (fazer mais com menos dinheiro), o que na maioria das vezes ajuda a baixar os preços.
  • Satisfação dos clientes que, assim, compram mais, melhorando os resultados da empresa.
  • Fazer a "roda girar", ou seja, é um ciclo de melhorias contínuas.
  • Planejar melhorias, implantar melhorias e depois verificar para garantir que está tudo como planejado, e em caso positivo estabelecer a padronização da solução para depois, pensar em novas melhorias. Caso contrário, atuar na causa do problema para solucioná-lo definitivamente.

Com isso, a empresa prospera, gera empregos e contribui para com a Comunidade tornando-se cada vez melhor.

 

AMAURI PEREIRA LUCIO - Trabalhando (também) com ISO9001 desde 1996

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