home / informações úteis / vale a pena ter a iso 9001?

Vale a pena ter a ISO 9001?

Portal Qualidade Brasil - Tiago Trevisani

24 set

A norma ISO 9001 em sua abrangência total engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.

O Sistema de gestão baseado na ISO 9001 envolve a alta administração: é muito comum nas empresas que o esforço da Qualidade seja relegado somente ao processo principal e colocado nas mãos de uma chefia de controle da Qualidade ou similar. Desta forma a alta administração abre mão das suas responsabilidades em relação ao assunto. A ISO 9001 as obriga participar do Sistema da Qualidade.

Sistema é realimentado: a ISO 9001 exige que o Sistema da Qualidade se aperfeiçoe constantemente através de ações corretivas sobre problemas detectados pelo próprio Sistema (p.ex. Auditorias internas).

Sistema é formalizado: a ISO 9001 obriga que as atividades pertencentes ao Sistema da Qualidade sejam documentadas como forma de sedimentá-lo em bases sólidas e passíveis de verificação. Este aspecto é extremamente importante para fins de uma auditoria de certificação por uma entidade ou por um Cliente.

A empresa que tem o sistema de gestão baseado na ISO 9001:

  • É sólida;
  • Tem boa reputação facilitando as relações comerciais;
  • Tem maior competividade;
  • Evita perda de mercado, alguns clientes tem exigido o sistema de gestão ISO 9000;
  • Tem responsabilidade civil;
  • Cria uma cultura voltada para a Qualidade;
  • Cria base para os Programas de Qualidade;
  • Pequeno índice de reclamações;
  • Possui menor custo de paralisação e com ações para resolução do problema;
  • Tem relações comerciais facilitadas.

A implantação da ISO pode ser feita de dois jeitos de forma geral:

Designação de uma pessoa ou um grupo pequeno da própria organização – Esse tipo de implantação é demorada e pode causar descomprometimento dos colaboradores que não fazem parte da equipe designada;

Contratação de Consultoria – Essa consultoria faria toda a definição, formalização e incorporação ao dia a dia da organização. O tempo de implantação é maior, caso não haja comprometimento da equipe da organização. Além disso, o custo de implantação é maior;
O tempo de implantação da ISO 9000 não é pré-determinado para ocorrer, mas em média o prazo é de 06 a 12 meses. Esse tempo deve-se para adequação de toda a sistemática de trabalho aos requisitos da norma.

Contratação de Consultoria - Essa consultoria faria toda a definição, formalização e incorporação ao dia a dia da organização. O tempo de implantação é maior, caso não haja comprometimento da equipe da organização. Além disso, o custo de implantação é maior;

O tempo de implantação da ISO 9001 não é pré-determinado para ocorrer, mas em média o prazo é de 06 a 12 meses. Esse tempo deve-se para adequação de toda a sistemática de trabalho aos requisitos da norma.

Essa norma é das maneiras de formalizar os processos da empresa e ter um controle mais efetivo dos indicadores da sua organização de forma organizada e com grande tendência a bons resultados.

AUTOR: Tiago Trevisani - Profissional formado em Engenharia de Materiais com especialização em Gestão da Produção e especialista em Lean Seis Sigma (Black Belt).

 

Veja também

Atendimento

por telefone
das 8h as 18h
(19) 98403-4075
(12) 98136-1007

por email

2011 ~ 2024. LAP Serviços - Gestão, Treinamento e Auditoria
Todos os direitos reservados.