home / informações úteis / a implantação de um sgq nbr iso 9001

A implantação de um SGQ NBR ISO 9001

A cultura que vem de cima do organograma.

06 abr

A implantação de um SGQ requer "aculturamento", "quebra de paradigmas", mudança de visão completa com inicio principalmente na Alta Direção. 

A Cultura tem que descer do Presidente ao operador de máquinas na fábrica, que neste caso vai sim, fazer os registros, as medições com dispositivos de medição validados por Certificados de Calibração e garantir que a qualidade de seu processo, atende 100% aos Planos de Controle estabelecidos pela Engenharia.

Vai acreditar que o que ele está fazendo, sim é necessário e IMPORTANTE para manutenção do SGQ e garantir a satisfação do Clliente, e não apenas no dia das auditorias interna, externa ou as de Clientes (Customer's Survey). 

Qualquer outra forma diferente de implantação poderá, quem sabe, trazer depois do sistema implementado, um Certificado muito "bonito" numa moldura elegante pendurado na parede da recepção para todo visitante ver, isso se não houver também uma placa, um  adesivo do tipo "Empresa Certificada", como se a NBR ISO 9001 certificasse a empresa e não seus processos de realização do produto ou serviço, contrariando o disposto no item 1.1.b deste mesmo padrão normativo brasileiro.

Amauri Lúcio

 

Veja também

Atendimento

por telefone
das 8h as 18h
(19) 98403-4075
(12) 98136-1007

por email

2011 ~ 2024. LAP Serviços - Gestão, Treinamento e Auditoria
Todos os direitos reservados.