home / informações úteis / o que leva uma empresa a perder seu certificado iso 9001?

O que leva uma empresa a perder seu certificado ISO 9001?

Oficina da NET: Ronaldo Costa Rodrigues

17 dez

 

Após tanta dedicação para implementar, o trabalho não acaba por aí, é preciso manter continuamente o sistema em conformidade com a norma ISO 9001, pois se isso não ocorre, a empresa pode perder o certificado.

A ISO 9001 é considerada como padrão mínimo para um Sistema de Gestão da Qualidade, e não significa automaticamente ter um elevado nível de qualidade em seus produtos, significa que todos os processos da organização são executados de forma controlada e que todos os requisitos da ISO 9001 são atendidos de forma satisfatória, e que são avaliados por uma Certificadora.

a certificação ISO 9001 não é um requisito legal, e sim uma necessidade competitiva do mercado

O Certificado ISO 9001 é válido por três anos, ao longo desse período o SGQ é auditado pela Certificadora semestralmente ou anualmente, e tanto nas auditorias de manutenção, quanto na de renovação do certificado, a organização pode perdê-lo caso não esteja atendendo algum requisito obrigatório da ISO 9001. É simples assim?

A empresa pode perder o certificado…

1. Por opção:

Por decisão da Direção da empresa, opta-se por suspender ou não renovar a certificação. Isso acontece quando a organização não deseja mais o Certificado por contenção de custos, por ele não representar uma exigência do seu mercado, etc… É um fato raro, mas ocorre, visto que a certificação ISO 9001 não é um requisito legal, e sim uma necessidade competitiva do mercado. Se a carteira de clientes da organização não exige essa certificação, pode ser que a empresa desista de mantê-la.

2. Por inadimplência:

Caso a organização não honre seus compromissos contratuais com a Certificadora, esta tem o direito de suspender ou cancelar o certificado…

3. Por uso inadequado da Certificação:

As logomarcas da ISO, do INMETRO e da Certificadora têm usos restritos e previstos em contrato. O uso inadequado em material publicitário ou não dessas marcas ou do próprio certificado podem levar à suspensão ou cancelamento do certificado.

Uma das ocorrências mais comuns é a que leva o consumidor a crer que o produto é certificado, o que não condiz com a norma, pois ela não certifica produtos e sim SGQs.

4. Por reincidência:

Quando se repete não conformidades graves observadas em auditorias de manutenção ou renovação do certificado, ou ainda pelo não atendimento, no prazo estipulado, às observações de auditoria feitas pela certificadora.

5. Por denúncia e/ou reclamação:

Caso reclamações de clientes sejam levadas à certificadora, ela irá averiguar a gravidade, situação, ações corretivas e volume das reclamações e poderá optar por cancelar o certificado da organização tendo por base o quadro apresentado.

Nenhum dos motivos que levam à perda ou suspensão do Certificado é visto com bons olhos pelos clientes ou pela concorrência, tornando natural que as empresas evitem divulgá-los…

Vale lembrar, que a norma propõe um ciclo de melhorias contínuas, a organização planeja a melhoria, implementa e checa para ver se está tudo de acordo. Caso positivo padroniza-se a solução e, depois, pensa-se em novas melhorias. Caso contrário, atua-se no problema para solucioná-lo, com isso, a empresa segue tornando-se cada vez melhor.

O Autor: Ronaldo Costa Rodrigues é Coordenador da Garantia da Qualidade, de uma importante metalúrgica no Embú - Grande SP. 

Veja também

Atendimento

por telefone
das 8h as 18h
(19) 98403-4075
(12) 98136-1007

por email

2011 ~ 2024. LAP Serviços - Gestão, Treinamento e Auditoria
Todos os direitos reservados.