home / informações úteis / diferença entre riscos e perigos

Diferença entre Riscos e Perigos

Cátia Albuquerque - Blog da Qualidade

28 mar

 risco-perigo-qualidade

Risco é a probabilidade de um evento acontecer, seja ele uma ameaça, quando negativo, ou oportunidade, quando positivo. É o resultado obtido pela efetividade do perigo.

Perigo é uma ou mais condições que têm o perfil de causar ou contribuir para que o Risco aconteça. Não se mede e não há como eliminar o Risco. O Risco é um evento, ele está lá e pode acontecer a qualquer momento.

Devemos trabalhar os Perigos. Esses devem ser mitigados, prevenidos, analisados, mensurados e corrigidos. São eles que ocasionam os Riscos.

Não devemos mensurar a queda de um paciente, por exemplo, pois esse evento é um Risco. É um fato que pode acontecer. Devemos mensurar e agir nas prevenções para que não aconteça a queda do paciente. As prevenções devem ser nos Perigos que podem levar a esse Risco.

Existem Perigos intoleráveis e tratáveis, porém existem Perigos que devemos mantê-los em vigilância, mas não temos como minimizá-los, pois são Perigos que dependem de terceiros (pessoas ou serviços) e está acima de nossas prevenções. Por existirem Perigos “toleráveis” é que os Riscos são eventos não trabalháveis.

Exemplo prático e fácil para entendermos a diferença entre Perigos e Riscos:

Ação: Dirigir por um trajeto.

Resultado esperado dessa ação: Chegar ao destino com segurança.

Risco: Acidente de trânsito

Perigos:

  • Não saber dirigir
  • Dirigir em alta velocidade
  • Não respeitar as leis de trânsito
  • Não fazer a manutenção preventiva do automóvel
  • Entre outros.

Ações preventivas e/ou corretivas para minimizar os perigos: Ter carteira de motorista, respeitar as leis de trânsito, fazer a manutenção do automóvel, etc.

Esses são os Perigos que podemos minimizar ou mitigar para que o Risco tenha uma menor probabilidade de acontecer.

Porém existe um Perigo que está “além do nosso controle e mensuração”, que é, por exemplo, um motorista entrar na contra mão e atingir o nosso automóvel e ocasionar o evento = Risco (acidente de trânsito). Esse Perigo é impossível de sanarmos, trabalharmos e agirmos com ações preventivas.

Devido a isso, acima foi afirmado que o Risco não pode ser trabalhado e sim os Perigos.

Essa é uma dúvida normal entre os gestores e funcionários de uma instituição, fazendo com que indicadores impossíveis de trazerem resultados e ações sejam colocados nos processos. Esses indicadores podem ser assuntos para uma nova postagem.

Sobre o(s) autor(es)

Catia Albuquerque
Catia Albuquerque
Gestora da Qualidade, com mais de 20 aos de experiência nas áreas da indústria e saúde. Licenciada em Biologia. Colunista do Blog da Qualidade, do Meditt e autora do livro Conquistando a Qualidade. Está no facebookLinkedin Instagram.

 

Veja também

Atendimento

por telefone
das 8h as 18h
(19) 98403-4075
(12) 98136-1007

por email

2011 ~ 2024. LAP Serviços - Gestão, Treinamento e Auditoria
Todos os direitos reservados.