Decidi iniciar uma campanha na internet para conscientização dos internautas, estudantes e empresários muitas vezes iludidos por determinadas entidades que, aproveitando-se da falta de conhecimento do mercado sobre certificações, oferecem “oportunidades imperdíveis” para que você obtenha uma certificação ISSO!
Segundo o Alexandre Montandon, da Qualidade em Quadrinhos, "Essas empresas existem porque também existem pessoas que querem o caminho mais fácil ou marketeiro. Mas quem somos nós para julgar as suas motivações?" - Concordo, afinal não existe mercado sem demanda... Nós que atuamos na área da Gestão da Qualidade, pelo conhecimento que temos, devemos orientar sempre que possível as pessoas sobre esse tipo de oferta para que ao menos façam uma escolha consciente!
Adotei o termo Certificação ISSO ao me lembrar da apresentação enviada pela Patrícia Mafra em 2009, pois o espírito da campanha é o mesmo: Você quer ser ISO ou ISSO?
Leia o artigo e, se quiser aderir à campanha, pode copiar os artigos que forem publicados aqui, inclusive este, podem ser reproduzidos à vontade, caso desejem, desde que citada a fonte. O Qualiblog também está aberto à publicação de artigos e depoimentos ligados ao tema.
Como diz o velho ditado – "Quando a esmola é muita o Santo desconfia!" – Obter uma certificação séria dá trabalho, gente! Garanto que não será respondendo um e-mail ou comprando uma folha de papel que sua empresa estará certificada!!! E só vale a pena certificar a empresa se essa conquista trouxer realmente algo de valor para a imagem da empresa e melhoria para seus processos.
Um cliente esclarecido, ao ver seu site ou visitar sua empresa e se deparar com certos “selos”, “certificados” e “prêmios”, não vai ficar admirado! Vai é ter vontade de sair correndo dali, pois terá a certeza de que Qualidade é algo que você não deve oferecer!
Vejam o que diz o Desidério, do site Qualidade Brasil:
"Durante a minha experiência profissional na área da Qualidade como Coordenador da Qualidade em algumas empresas no início de 2000, me deparei com várias oportunidades duvidosas sobre premiações. Em um certo momento participei de uma premiação por indicação do diretor da empresa, e após identificamos que a validade da mesma não era tão honrosa, visto que nem mesmo era reconhecida e pouco depois se extinguiu do mercado, me fez concluir que era apenas uma empresa de venda de troféus e saborosos buffets.
Portanto quando falamos de certificação devemos ter o cuidado de primeiramente avaliar a necessidade e objetivo da organização e não apenas pretender usar essa certificação como campanha de marketing, pois esta ação pode gerar um resultado negativo ao nome da empresa. Uma empresa deve buscar Órgãos Certificadores responsáveis por este processo e, após amadurecer o processo de Gestão com foco no planejamento estratégico, obterá resultados amplos baseados em suas ações.
Premiações podem de fato beneficiar a empresa como destaque em sua cidade ou área de atuação, porém jamais vão garantir que esta organização está apta a fornecer produtos e serviços sem o acompanhamento de um órgão de certificação reconhecido."
E antes que você caia na conversa desse pessoal que praticamente “vende certificados” ISSO, veja o passo a passo para obter uma certificação ISO genuína para o Sistema de Gestão da sua empresa:
Supondo que deseje um certificado ISO 9001 (ou 14001, ISO/TS 16949, por exemplo...), antes de obter um certificado é preciso dar esses 10 passos. É comum que precisem contratar uma consultoria para auxiliar nesse trabalho, e o melhor meio de saber como escolher bem esse parceiro está neste documento do CB-25, comitê da ABNT responsável pela Qualidade:
Quando realmente chegar a hora de certificar a empresa, procure uma certificadora credenciada. Para saber quais possuem esse status no Brasil, verifique a lista do INMETRO clicando aqui. A certificadora escolhida te dará toda a orientação no processo de certificação.
Esse processo todo da preparação à certificação pode demorar bastante. Não menos que seis meses, podendo se estender por um ano (ou mais!). Isso depende fundamentalmente do tamanho de sua empresa, do número de pessoas envolvidas no processo, da cultura existente, etc... - Então, certificação "express" é conversa! Se alguém oferecer isso, descarte!
Quem é Ronaldo Costa Rodrigues - qualiblog@gmail.com
Começou a trabalhar em qualidade no ano de 1999. Atualmente desenvolve trabalhos na área de Administração da Qualidade, como elaboração e análise de Procedimentos e Fluxogramas de Processos; interpretação da ISO 9001, Controle de Documentos; Programação e Execução de Auditorias, desenvolvimento e análise de Indicadores da Qualidade; Palestras, Treinamentos; etc… Acredita que desmistificar a Qualidade, falando de uma forma simples e acessível, pode ser útil a muita gente.