Seus colegas de mesmo nível hierárquico acham voce um ótimo gerente de projetos. Há um único problema, você não é gerente de projetos! Esta certo.. Não é seu trabalho. Você apenas atendeu um chamado do CEO da empresa para ajuda-lo neste projeto devido a sua expertise.
Você não sabe nada de EAP, datas marco, entregáveis, pacotes de trabalho, software de controle de projetos, crash, etc...Mas você possuí aquela habilidade que poucos tem: manter as pessoas organizadas e ter o trabalho entregue na hora certa.
Se você gosta deste tipo de trabalho e não se importa em trabalhar um pouco mais e, já esta considerando em fazer uma transição para a posição de gerente de projetos mesmo não sendo um, segue 6 recomendações:
1. Receba feedback de todos
Uma das primeiras lições aprendidas pelos gerentes de projeto logo no começo é que eles não pedem feedback do projeto até que o projeto entre em tempos difíceis.
Durante este período você irá ouvir dos interessados no projeto:
- "Eu sabia que havia um problema, mas nunca tive a oportunidade de dizer a ele"
- "Esta é a primeira vez que ouço isto", estas frases virão seguidas dos famosos ele não quer ajudar a resolver o problema..
Tenha certeza que todos tenham suas preocupações endereçadas, mesmo aqueles que dizem não há problema, explore um pouco melhor.
2. Monitore utilizando uma planilha de cálculo
Se voce não é especialista em MS Project, Primavera, etc...não se desespere, utilize uma planilha de cálculo (provavelmente alguns de meus leitores nunca mais voltem ao blog ou serei queimado na fogueira por ter escrito isto...). Não estou dizendo para utilizar planilha perpetuamente. Embora a planilha é uma ótima ferramenta para que você rapidamente atualize as atividades, donos, datas de entrega e riscos associados. Ela pode ser utilizada como base para um relatório de status de projeto e, posteriormente como origem para carregar um sistema de gestão de projetos.
3. Crie e trabalhe na sua lista de to-dos
Agora que você recebeu feedback de todos, tem tudinho gravado na sua planilha (ou similar), agora é o momento de você começar a fazer sua diária de to-dos. Isto vai ajudar a manter a equipe e o projeto nos trilhos.
4. Utilize o clássico relatório em quatro blocos
É um relatório básico que te ajuda a ter a visão geral do passado, "what´s next” , o que pode dar errado e provendo uma visão geral, veja um exemplo:
5. Documente mudanças
Esta é uma área onde os gerentes de projetos menos experientes não percebem quão crítico é, até que ele sofra uma ou duas vezes... Documentar mudanças é imprescindível e não importa se é grande ou muito pequena, apenas registre o que é, quem, onde e quando esta mudança ocorrerá.
Este registro vai te ajudar a eliminar mal entendidos que podem surgir dos interessados no projeto.
6. Reconheça e celebre o sucesso
Dê crédito a quem é de direito. Deixe que todos saibam em todos os níveis organizacio-nais e se possível premie seus colegas que obtiveram sucesso.
BOM USO !
TWITTER: NELSON ROSAMILHA
Nelson J. Rosamilha é formado em processamento de Dados pela Universidade Mackenzie, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP, MBA em Gerência de Telecomunicações pela FAAP/Pen State University, Gestão de projetos pela Amdocs Business School de Tel-Aviv/Israel e formação em Seis Sigma Black Belt pela QSP.
Nos últimos 20 anos atua em tecnologia de informação e, nos últimos 15 anos gerencias projetos de BSS e OSS em empresas de telecomunicações no Brasil e no Exterior. Atualmente exerce a função de Diretor de Projetos na Indra Politec, e leciona Gestão de Projetos e Excelência Operacional em cursos de Pós-Graduação pela Universidade São Judas Tadeu.
No PMI-SP foi diretor de Filiação e Estudos Técnicos e no PMI-EUA Regional Director do SIG TI&Telecom para a América Latina é fundador da Comunidade Brasileira de Lean Six Sigmal.