Dentre as Prestações de Serviços disponíveis no portfólio da LAP SERVIÇOS, destaco a Inspeção de Materiais no Fornecedor.
Sem dúvida sabemos dos transtornos causados por um recebimento Não Conforme certo?
- Atrasos para dar entrada do lote de material no Sistema de Materiais;
- Análise e Avaliação para liberação do Material Não Conforme através de Concessão;
- Consulta ao Cliente para aceite sob Concessão (situação para CMs – Customer Manufacturing);
- Segregação do Material NC até disposição de Engenharia, Cliente ou coleta pelo Fornecedor;
- Não aceite imediato pelo Inspetor de Recebimento e devolução do material com rejeição na Nota Fiscal;
- Tempo de espera para reposição pelo Fornecedor,
- Relatórios, documentos, registros e mais registros rodando no Sistema de Gestão da Qualidade da Empresa;
- PCP não sabe se pode contar com o lote de materiais, para sua programação de Produção;
- Gerente de Produção se estressa com PCP, que se estressa com Garantia da Qualidade, que se estressa com Gerente de Compras que exige do Fornecedor material amanhã ás 8hs no Recebimento de Materiais ou a “casa vai cair para ele”
E o pior de todos os pesadelos:
- Material Não Conforme detectado na linha de produção a três dias para entrega do produto!!!
- Chamada ao Fornecedor para reparo/solução na linha;
- Desmontagem do produto final para extração do material NC;
- Rejeições nos testes finais motivado pelo material recebido não conforme e não detectado durante o processo;
- Atrasos nos testes de produção, qualidade e finais;
- No final da montagem. . . faltam materiais para completar o lote (situação para CMs - Customer Manufacturing);
- Gerente de Contas entra em contato com Cliente para negociar nova data de entrega. . .
Sabemos mensurar os custos de cada possibilidade acima não é mesmo? São altos e com impacto direto na imagem da Empresa frente seu Cliente final.
Não precisamos neste momento, entrar no mérito das causas raízes destas possibilidades de Não Conformidade. Vamos analisar apenas a questão de uma Ação Preventiva.
Vamos considerar também que a Empresa Cliente está em qualquer lugar do Brasil e o provedor Externo está aqui no Vale do Paraíba - SP.
A LAP SERVIÇOS vai até o Provedor Externo e Inspeciona materiais que não requerem Instrumentos de Medição ou Equipamentos dedicados: aprova e libera ou rejeita e segrega através do Plano de Controle definido por cada Empresa Cliente.
Simples assim!
Economia de tempo e custos em relação ao envio de um representante da Qualidade do Cliente até seu Provedor Externo.
Viu só? A Empresa Cliente em qualquer lugar do Brasil recebe materiais com garantia de Conformidade. Sabemos que esta diretriz deve ser seguida por todo Fornecedor, mas aqueles itens críticos, caros ou sensíveis pelo prazo ou produto final, deve ter uma garantia maior, e cá entre nós: sabemos que todos os dias por uma série de motivos, materiais são recebidos fora das especificações de Engenharia, Cliente ou Requisitos Legais. Então porque arriscar, certo?? Consulte-nos.
Autor: Amauri Lúcio