home / gestão empresarial / produtividade / balanceamento de linhas

Balanceamento de Linhas

Identificação e Eliminação dos gargalos e tempos de espera numa produção seriada

A quem se destina?

Todo tipo de empresa


Em qual situação?

Quando seus dirigentes desejam ou necessitam em suas empresas, eliminar as causas de improdutividade e ineficiência de ações tomadas com intuito de elevar o rendimento ou a qualidade do produto ou serviço.


Como trabalhamos?

Fazemos o reconhecimento do processo foco de melhoria, determinando sua cadeia de valor e mapeamento de etapas críticas.

Desenhamos o Fluxo de Processo atual contemplando os corretos valores de “takt time” dentro do “tempo de ciclo” útil para execução do processo.

Com base no tempo takt, medimos os tempos de cada operação correspondente no processo, e graficamente visualizamos os pontos onde se encontram os dois pontos cruciais de improdutividade: “gargalos ou bottleneck” e os “tempos de espera ou wasted time/waiting time”.

Podemos assim, redistribuir as atividades com novas alocações de pessoal, máquinas e equipamentos, podendo inclusive sugerir mudanças de “formato de linha de produção ou processo” que melhor atenda o tempo takt como linhas tipo “U”, “I” ou “O”.

Emitimos relatórios técnicos, fluxos de processo, auxiliamos na determinação dos possíveis planos de ação para melhorias como mudanças de layout, fazemos os primeiros acompanhamentos, elaboramos as instruções de trabalhos e os acompanhamentos necessários.


Qual o resultado disso?

  • Diminuição da variabilidade do processo,
  • Manutenção do alto nível de repetitividade e qualidade,
  • Facilidade a identificação da causa raiz das falhas de processo,
  • Permite um claro entendimento da utilização dos recursos de mão de obra e equipamentos,
  • Aumento da produtividade dentro cadência baseada na necessidade do cliente – tempo takt.

Veja também
2011 ~ 2024. LAP Serviços - Gestão, Treinamento e Auditoria
Todos os direitos reservados.