home / informações úteis / programa da embraer ajuda a melhorar rotina do trabalho

Programa da Embraer ajuda a melhorar rotina do trabalho

Até hoje, mais de 46 mil sugestões de empregados foram implantadas para melhorar produção e qualidade do ambiente

27 mai

O VALE

Domingo, 26 de Maio de 2013

Chico Pereira - São José dos Campos

Sugestões, muitas vezes simples, que podem mudar o cotidiano do ambiente de trabalho e ainda proporcionar ganhos operacionais e financeiros para empregados e empregadores. Uma prática que se torna cada vez mais comum nas empresas, que adotam programas de incentivo à melhoria da eficiência produtiva e de gestão.
A Embraer, por exemplo, comemora este ano 25 anos da criação do programa 'Boa Ideia', que acumula 110 mil sugestões recebidas dos empregados, das quais, 46 mil propostas implantadas.
O coordenador do Boa Ideia, Ernani Ribeiro, relata que, no ano passado, em média, foram recebidas cerca de 50 sugestões diárias e pelo menos 30 implementadas.
"O forte do programa é a gestão. O funcionário sugere ideias e soluções para questões do seu ambiente de trabalho que resultam em ganhos para todo mundo".

Premiação. 

Mensalmente, a Embraer premia os funcionários que tiveram suas sugestões selecionadas e implantadas.
"Temos um portfólio de 60 brindes. São eletrodomésticos e eletroeletrônicos", contou o coordenador.
A cada três meses, as 115 melhores ideias proporcionam aos seus criadores um programa cultural e gastronômico em São Paulo.
Funcionários e familiares vão ao teatro e depois saem para jantar, tudo pago pela companhia.
"Outra forma de reconhecimento é premiar o funcionário no seu ambiente de trabalho. Normalmente, diretores e chefias participam, como forma de reconhecimento da colaboração".

Ideias. 

Fábio Luis Leite Junqueira, 29 anos, e a sete na Embraer, e Carlos Frederico Muramatsu, 34 anos, 11 anos de empresa, que trabalham no setor de suprimentos, estão entre os que foram premiados.
Eles sugeriram melhorias no acondicionamento de material composto importado e transportado em contêineres, que possibilitaram ganhos no pagamento de frete marítimo com a redução do número de contêineres.
André Ragazzini, 35 anos, e 7 de Embraer, sugeriu mudanças no sistema de pintura das aeronaves para a aviação comercial, que utiliza robô, que evitou manchar o acabamento do avião.

Feira. 

A Johnson é outra empresa que possui há anos programa que incentiva os funcionários a colaborar para melhorar a gestão da empresa.
O programa foi denominado em 2009 de Eureka e atende as três unidades industriais do complexo da companhia em São José dos Campos.
A empresa adotou um sistema de premiação em dinheiro.
O prêmio é dividido meio a meio com o funcionário que tem a sugestão selecionada e implantada e com colegas do setor onde trabalha, relata Francisco Lombardi, gerente de melhorias de processos da empresa.
No ano passado, foram coletadas 750 propostas e 280 implementadas e 1.140 funcionários foram reconhecidos por terem colaborado. 
Desde 2010, a Johnson promove uma feira interna para expor as melhores ideias. Há também uma premiação em dinheiro para as que são selecionadas por uma comissão que avalia as melhores entre as que estão expostas.
 pag14 - 260513
Funcionário Sidnei Alvarenga já apresentou 140 sugestões 
Foto: Claudio Vieira

Funcionário é o campeão de boas ideias e ganha prêmio

Funcionário da Embraer há 29 anos, Sidnei Ribeiro Alvarenga, 50 anos, é o campeão do programa Boa Ideia.
Ele já apresentou 140 sugestões e co nseguiu emplacar 110. Por conta disso, participou pelo menos 20 vezes do programa cultural da empresa.
"Já levei toda a família, até a minha sogra, para assistir peça de teatro e jantar em São Paulo", contou.
Ele costuma chamar carinhosamente a sogra de "Benedita my love". 
Sidnei também perdeu a conta dos brindes mensais que já conquistou pelas suas sugestões aceitas.
"Acho que montei a minha casa com os brindes. Já ganhei TV, liquidificador, entre outros prêmios".
Ele se tornou uma referência para os colegas do setor, relatou o coordenador do Boa Ideia, Ernani Ribeiro.
Entre as sugestões apresentadas por Sidnei está a que possibilitou ganho de tempo na produção de uma peça do Legacy, um dos modelos do portfólio da aviação executiva da empresa.
Já a ideia de número 100 sugerida por Sidnei e que foi aceita facilitou o trabalho de encaixe de uma peça do jato executivo Phenom 100.
"Sempre estou pensando em melhorar o que faço e o ambiente onde trabalho. Temos liberdade para isso e ajuda a gestão da empresa", contou Sidnei.

 

Sugestão evita perda por impureza 

O funcionário Rogério Neves, da Johnson, sugeriu processo para melhorar o desempenho de máquina no processo de redução de perda por impureza. Sempre que havia parada de máquina, ocorria perda por descarte de produtos transportados por esteira, por causa de impureza. Ele encontrou uma solução que evita consideravelmente o descarte de produtos por causa disso.

Veja também

Atendimento

por telefone
das 8h as 18h
(19) 98403-4075
(12) 98136-1007

por email

2011 ~ 2024. LAP Serviços - Gestão, Treinamento e Auditoria
Todos os direitos reservados.