home / informações úteis / não existe sistema de gestão da qualidade em uma empresa de líderes fracos…

Não existe Sistema de Gestão da Qualidade em uma empresa de líderes fracos…

Publicado dia 3 de novembro de 2017 por Davidson Ramos

09 jan

 

Por que a responsabilidade é dos líderes?

Antes de continuar, quero deixar uma coisa muito clara: a responsabilidade sobre a Qualidade é de TODOS, sem exceção.

Dito isso, talvez você esteja pensando: “Mas, Davidson, isso é contraditório, não bate com o título do texto”. Então vou explicar.

A Qualidade não pode existir em uma ou outra tarefa, ela é inerente a todos os processos e todas as atividades da empresa, então ela é responsabilidade de todos! Mas, a meu ver, os líderes são a chave para que ela realmente esteja em tudo.

Isso acontece porque são eles que direcionam as tarefas, são os líderes que ajudam a manter a empresa no rumo da estratégia escolhida e são eles quem vão ajudar os colaboradores a priorizar as coisas. Quando o líder não prioriza a Qualidade, ele provavelmente não vai deixar as pessoas priorizarem também.

Então é só uma questão de priorização?

Absolutamente não!

Uma parte extremamente importante da priorização é arranjar tempo para discutir os problemas com a equipe, e se o líder não fizer isso, a Qualidade simplesmente não vai estar em foco nunca

É mais ou menos como aquele indicador que você nunca analisa, não coleta direito, e aí nem sabe se o processo está dando resultado. A Qualidade precisa ser sempre discutida, trabalhada, comunicada, porque é isso que gera conscientização. Eu estou adorando ajudar na organização da nossa Semana da Qualidade, mas eu ficaria extremamente incomodado se nós só falássemos sobre o assunto uma vez por ano.

Nós temos uma cultura de engajamento muito forte aqui na Forlogic, e isso acontece porque temos lideranças que sempre puxam o assunto, que ajudam a manter a empresa no clima, principalmente por meio do exemplo.

E quem são os líderes do Sistema de Gestão da Qualidade?

É aqui que as coisas ficam interessantes. Porque é comum pensar que “líder” é o cara que está no topo do organograma. A Alta direção é vital para a Qualidade, é ela quem vai dar o impulso para que tudo possa acontecer, e não tem como implantar um SGQ se a direção não quiser. Isso é um fato.

Porém, liderar vai muito além da Alta Direção. Ter uma Liderança Transformadora, é ter várias pessoas que entendem e ajudam o SGQ a ser melhor todos os dias. E isso quer dizer que o seu gestor de Vendas é um líder da Qualidade, que o cara do RH é o gestor de pessoas da sua Qualidade e que o líder do Marketing tem de te ajudar a engajar os seus colaboradores da sua empresa (endomarketing, né?).

E tem mais, sabe aquele cara da produção que ensina todo mundo a fazer as coisas bem-feito, que ajuda a resolver as coisas e que todo mundo procura na hora do aperto? Ele também é um líder da Qualidade, e o seu papel, como líder transformador, é mostrar isso para ele.

Não é fazer sozinho, é ser responsável pelo resultado

Não importa seu cargo, função ou atividade, você sempre tem de ajudar a Qualidade a ser maior e melhor na sua empresa, e isso é ser líder. E para isso você vai precisar de mais pessoas, mesmo que você seja a pessoa mais bem-intencionada do mundo, nada vai acontecer se você estiver sozinho. A Qualidade é uma cultura que se constrói coletivamente.

Nós fizemos uma pesquisa aqui no blog, e muita gente respondeu que se sentia frustrada por “estar implantando a qualidade sozinha”, se isso estiver acontecendo com você mantenha a calma e entenda que você precisa conquistar as pessoas aos poucos. Se você for o único que leva a Qualidade a sério na sua empresa (o que eu acho até meio difícil de acontecer, mas…) e amanhã conseguir engajar mais uma pessoa, você já aumentou o engajamento em 100%.

 

https://blogdaqualidade.com.br/nao-existe-sistema-de-gestao-da-qualidade-em-uma-empresa-de-lideres-fracos/

 

Davidson Ramos

Davidson Ramos

104 artigos publicados

Oi, eu sou o Davidson! Sou formado e pós-graduado em Letras, explorador no universo da gestão e Auditor Líder ISO 9001:2015! No dia a dia, faço parte da equipe de comunicação do Qualiex, Software para Gestão da Qualidade; e sou redator do Blog da Qualidade, onde produzo conteúdos para ajudar pessoas a superarem desafios e melhorarem suas empresas. Também sou viciado em filmes, séries e desenhos animados. Sou apaixonado por tecnologia, leitura e pela arte da escrita. Qualquer coisa, me chama no Linkedin pra gente bater um papo. Ah, também sou Youtuber Nerd nas horas vagas, mas já aviso: não me leve a sério na Nerdse! xD

Veja também

Atendimento

por telefone
das 8h as 18h
(19) 98403-4075
(12) 98136-1007

por email

2011 ~ 2019. LAP Serviços - Gestão, Treinamento e Auditoria
Todos os direitos reservados.