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Declarar NC no sistema da Qualidade

Um artigo do site Toque de Qualidade

14 abr

Dentro da ISO 9001 e demais normas de qualidade existe um requisito que trata do controle de não-conformidades – especialmente em relação à produtos.

Independente da existência do procedimento mantido, a dificuldade nas organizações é identificar as condições para declarar uma NC.

Há quem estabeleça como regra que cada produto, processo ou atividade realizada de forma diferente do previsto é uma NC. Em principio isto é verdade. O porém se revela quando os volumes de produção e atividades são enormes.

A relação de NC´s se torna preocupante e, leva à condição de atrasos para seu fechamento.

É importante lembrar que muitas ações são possíveis no SGQ -  por exemplo, na produção, ao identificar um produto NC ele deve ser segregado (em geral em caixas especificas na estação de trabalho ou próximas a elas).

Há muitas situações em que uma etiqueta ou cartão – usualmente vermelho é utilizado para identificar o produto com problemas.

Depois de segregado tais produtos ou materiais devem ser analisados criticamente para que providências sejam tomadas. É nesta hora que as coisas começam a se complicar. Em geral as análises são pontuais e as ações locais.

Não é costume pensar de forma abrangente. Nem se utilizam mecanismos para descrever o problema de forma abrangente.

O modelo de descrição de NC adotado nas auditorias ISO TS 16949 pode ser adaptado para as diversas situações.

Uma NC deve ser descrita sob três parâmetros:

1) O que está errado? (Definido de forma abrangente e genérica. Ex: cotas de furação estão maiores);

2) Requisito ou exigência que não foi atendido – indicação de clausula da norma ou procedimento, ou indicação de característica no desenho ou plano de controle;

3) Evidência: o que efetivamente comprova que o erro existe – indicação de que o cota No 05, por exemplo, esta maior que os lotes anteriores porque houve troca de material no posto ou uma nova ferramenta foi introduzida.

Ao adaptar este modelo é possível analisar criticamente se o problema é pontual e não deve expandir as ações ou se uma ação corretiva será necessária e outras providências devem ocorrer.

 

FONTE: http://toquedequalidade.wordpress.com/2012/04/30/declarar-nc-no-sistema-da-qualidade/

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