A norma ISO 9001 em sua abrangência total engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.
O Sistema de gestão baseado na ISO 9001 envolve a alta administração: é muito comum nas empresas que o esforço da Qualidade seja relegado somente ao processo principal e colocado nas mãos de uma chefia de controle da Qualidade ou similar. Desta forma a alta administração abre mão das suas responsabilidades em relação ao assunto. A ISO 9001 as obriga participar do Sistema da Qualidade.
Sistema é realimentado: a ISO 9001 exige que o Sistema da Qualidade se aperfeiçoe constantemente através de ações corretivas sobre problemas detectados pelo próprio Sistema (p.ex. Auditorias internas).
Sistema é formalizado: a ISO 9001 obriga que as atividades pertencentes ao Sistema da Qualidade sejam documentadas como forma de sedimentá-lo em bases sólidas e passíveis de verificação. Este aspecto é extremamente importante para fins de uma auditoria de certificação por uma entidade ou por um Cliente.
A empresa que tem o sistema de gestão baseado na ISO 9001:
A implantação da ISO pode ser feita de dois jeitos de forma geral:
Designação de uma pessoa ou um grupo pequeno da própria organização – Esse tipo de implantação é demorada e pode causar descomprometimento dos colaboradores que não fazem parte da equipe designada;
Contratação de Consultoria - Essa consultoria faria toda a definição, formalização e incorporação ao dia a dia da organização. O tempo de implantação é maior, caso não haja comprometimento da equipe da organização. Além disso, o custo de implantação é maior;
O tempo de implantação da ISO 9001 não é pré-determinado para ocorrer, mas em média o prazo é de 06 a 12 meses. Esse tempo deve-se para adequação de toda a sistemática de trabalho aos requisitos da norma.
Essa norma é das maneiras de formalizar os processos da empresa e ter um controle mais efetivo dos indicadores da sua organização de forma organizada e com grande tendência a bons resultados.
AUTOR: Tiago Trevisani - Profissional formado em Engenharia de Materiais com especialização em Gestão da Produção e especialista em Lean Seis Sigma (Black Belt).