Tenho a satisfação de reproduzir artigo do colega José Ricardo Rigoni, do website "Total Qualidade", que conseguiu reunir em poucos parágrafos, um procedimento básico a ser seguido por todas as empresas que conseguiram Certificar seus processos de produção de produtos ou serviços, para manterem-se "Certificadas", e entenderem que a conquista do Certificado ISO 9001 não é o FIM de um trabalho iniciado pela empresa de Prestação de Serviços - Consultoria - mas sim, o INÍCIO de uma jornada pautada principalmente pela "disciplina" e "controle" por todos em uma Organização, principalmente da "Alta Direção". Ao Rigoni, meus parabéns e um forte abraço.
Amauri Lúcio
As empresas acreditam que darão um grande salto de qualidade após a certificação, se destacarão em seus mercados e conquistarão muitos clientes, muitas pensam que poderão tirar uns dias de férias depois da auditoria final. Algumas empresas pensam apenas em conseguir o certificado e depois tudo estará concluído. É com esse pensamento que muitas empresas conseguem obter a certificação ISO 9001 e perde-la logo em seguida. Isso porque não vão mais se preocupar em manter a adequação aos requisitos e seguir o processo de melhoria contínua.
A empresa deve melhorar sempre seus resultados, seus processos e sua capacidade de atender aos requisitos dos clientes. Não adianta fazer certo agora e não continuar fazendo depois. O envolvimento de todos deve continuar com a mesma intensidade após a certificação.
Nesse sentido eu preparei algumas dicas que você deve seguir para continuar mantendo a certificação ISO 9001.
1 - Mantenha o programa de auditorias em dia. Elas são uma ótima ferramenta para controle da conformidade dos processos e do Sistema de Gestão da Qualidade. Já vi casos de empresas que após a certificação deixaram de manter o programa de auditorias e o resultado consequentemente não foi bom.
2 - Faça treinamentos constantemente. A norma ISO 9001 é extensa e com requisitos, as vezes, complexos, cabe a organização manter o conhecimento de seus colaboradores e trabalhar para que todos continuem estudando e dominando os requisitos aplicáveis da norma ISO 9001. Empresas que tem uma alta rotatividade de funcionários devem dar uma atenção ainda maior aos treinamentos.
3 - Mantenha a alta direção sempre ligada ao Sistema de Gestão, como? Mantendo o cronograma de realização das reuniões de análises críticas. É nesse momento que os diretores ficam a par dos resultados e das demandas do sistema de gestão.
4 - Acompanhe seus resultados e a melhoria contínua. Você deve ter criado um painel de bordo com seus indicadores de processo, certo? Então continue atualizando-os. Eles serão uma de suas fontes de informação sobre a melhoria continua ou não de seus processos.
5 - Acompanhe as tendências do mercado, novas normas e leis estão sendo emitidas e revisadas diariamente e isso pode afetar diretamente o seu Sistema de Gestão da Qualidade, ou seja, continue controlando a documentação externa.
6 - Continue contratando pessoas capacitadas para atuar em seu Sistema de Gestão da Qualidade, você estabeleceu uma matriz de competência definindo os requisitos para cada função, continue seguindo esses requisitos. Pessoas capacitadas mantém o sistema funcionando e mais do que isso, trazem novas experiências para a organização, essas idéias contribuirão para a melhoria do desempenho da empresa.
7 - Continue seguindo todas as determinações de sua Política e seu Manual da Qualidade, revisá-los continuamente será um sinal de que o Sistema está sendo utilizado e evoluindo. Eu costumo utilizar um check-list de pendências do Sistema de Gestão da Qualidade, demonstrando tudo que precisa ser feito por área, requisito e por mês para atender a todos esses requisitos da norma ISO 9001.
Todos esses problemas talvez possam estar acontecendo porque, talvez, você ao contratar um consultor não conseguiu adquirir os conhecimentos necessários para manter o sistema de gestão e decidiu após a certificação romper os vínculos com ele. Bons consultores fazem toda a diferença em várias áreas do conhecimento, finanças, engenharia, saúde, política, marketing, e para Sistemas de Gestão da Qualidade não seria diferente.
Conhecimento e informação são determinantes no sucesso de qualquer organização, o aprendizado não termina com a certificação, ele é contínuo, e é aprendendo mais que a organização consegue melhorar a cada dia.
FONTE: website "Total Qualidade"