Muito tem se falado em liderança e gestão, porém muitos ainda buscam alcançar o equilíbrio para executá-la da forma correta. Liderança atualmente não esta relacionada apenas a delegar tarefas e apresentar resultados.
No SGQ os líderes encontram um desafio ainda maior.
A ISO exige que os gestores, além de trabalhar conforme os requisitos estabelecidos na mesma criem formas para alcance dos objetivos, envolvendo a equipe e conscientizando a da importância de um sistema certificado.
É onde muitos gestores encontram as maiores dificuldades, demonstrar e envolver os colaboradores nessa etapa de melhoria contínua. Isto porque os próprios líderes não possuem conhecimentos e estratégias necessárias para usar a qualidade para o crescimento da empresa, gerenciando processos, aplicando ferramentas da qualidade e normas.
Este cenário poder ser alterado se o gestor aprimorar seus conhecimentos com cursos, palestras, networking e outros.
O líder precisa entender e vivenciar o que diz cada requisito cabível a sua empresa e principalmente utilizar o conhecimento de forma que os processos do Sistema de Gestão da Qualidade sejam estabelecidos, implementados e mantidos além de outras características comum a qualquer profissional de liderança como inovação, foco, planejamento correto, busca por desafios, competência e outras.
Fonte: http://toquedequalidade.wordpress.com