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8D / 7 STEPS / PDCA / FMEA

Ferramentas voltadas à melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade ou Meio Ambiente

A quem se destina?

Todo tipo de empresa


Em qual situação?

Quando seus dirigentes desejam ou necessitam em suas empresas resolver problemas de Qualidade em seus produtos, serviços ou processos.

Eliminar Não Conformidades críticas apontadas pelos seus Clientes (ou não), e também, quando se faz necessário a elaboração de um Plano de Ação voltado à melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade ou Meio Ambiente com impacto direto na Satisfação do Cliente ou Sociedade.


Como trabalhamos?

Em conjunto com o time da Qualidade/Meio Ambiente da Organização, sobre os pontos em questão sejam elas resultados de auditorias internas ou externas, reclamações de clientes ou suporte nas estratégias de crescimento quando da eminência de novos contratos.

8D/7Steps

  • formação de uma equipe ou pequeno grupo de trabalho da organização;
  • entendimento geral do problema;
  • identificação da verdadeira causa raiz do problema apresentado;
  • definição das ações de contenção imediatas, responsáveis e prazos;
  • definição, implantação e implementação das ações corretivas definitivas com foco nas causas da não conformidade e estabelecimento de novos padrões, responsáveis e prazos;
  • verificação da eficácia das ações propostas com validação final sobre evidências objetivas factuais;
  • definição dos planos de ação preventivas necessárias, com finalidade de evitar definitivamente a recorrência do problema analisado no passo 2 através da realimentação do processo com a inclusão das ações propostas no ciclo inicial do Fluxo de trabalho, com a transformação do ciclo em Standardize, Do, Check, Action e fechamento do CLCA – Control Looping Corrective Action,.
  • levantamento das lições aprendidas e fortalecimento da correção através da comunicação geral dos ganhos obtidos.

PDCA

Aplicação imediata da metodologia base da NBR ISO 9001 no processo de resolução de problemas – Planejar > Fazer > Verificar > Corrigir/Agir – idealizado por Shewhart e mais tarde aplicado por Deming, com finalidade de reestruturar o processo envolvido no fator não conforme, concluindo os trabalhos com o fechamento do SDCA, conseguindo assim obter a prevenção de novas ocorrências e promovendo a melhoria contínua pelas sucessivas “rodadas” do PDCA.

FMEA

 Importante metodologia voltada à prevenção de não conformidades (erros, falhas, mau funcionamento) que utiliza técnicas para definir, identificar e eliminar falhas, problemas e erros, potenciais ou conhecidos no projeto, processo ou realização do serviço antes da entrega final ao cliente.

Aplicado quando do desenvolvimento, modificação ou melhoria de novo projeto, produto, serviço com “ataque” direto na determinação das prioridades que envolvem todos os problemas envolvidos.


Qual o resultado disso?

  • Redução de custos pela diminuição das não conformidades e retrabalhos durante o processo;
  • Aumento da produtividade pelo aumento do tempo útil produtivo;
  • Aumento da qualidade percebida pelo Cliente pelo atendimento aos seus requisitos;
  • Aumento do fluxo de caixa pelo crescimento do “forecast” anual e diminuição das reclamações em garantia;
  • Melhoria da imagem da organização no mercado de atuação;
  • Equipe mais motivada com o aumento da satisfação do Cliente interno.

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